sábado, 31 de outubro de 2009

Decomposição de uma cena do filme Taxi Driver



Táxi Driver é um filme que saiu em 1976. Foi realizado por Martin Scorsese, e conta com a participação de Robert De Niro e Jodie Foster. A banda sonora foi realizada por Bernard Herrmann.
Em particular nesta cena não há presença de banda sonora a não ser nos últimos segundos finais. De resto, toda a cena, que é o tiroteio climax do filme, só tem som ambiente, isto é, o barulho das vozes dos personagens, os tiros, e o som ambiente.
Quanto aos personagens em toda a cena contamos com a participação de 8 personagens. Eu não vi o filme, portanto só sei que os personagens principais são Robert De Niro e Jodie Foster que supus que fossem dois desses oito. Os outros personagens, daquilo que pesquisei sobre o filme, suponho que sejam o chulo da prostituta (Jodie Foster), mais três que é óbvio que são policias. Os restantes não sei quem são portanto vou apenas indicar todos os personagens como personagem 1, 2, e por ai fora.

Segue-se a minha decomposição da cena.

1º Plano - O personagem 1 (Robert De Niro - personagem principal) está na rua, vêm da direita e a câmara está centrada na estrada de um prédio, no qual ele entra, subindo alguns degraus. Tem vestido um casaco tipo tropa, calças escuras e usa como penteado uma crista. Sobe de mãos no bolsos e forma decidida. Temos um grande plano em ralação ao prédio.
O som é o som ambiente que vem da rua, os passos do actor e a porta do prédio a abrir e a fechar.
O plano demora aproximadamente 3 a 4 segundos.

2º Plano - Já dentro do prédio o actor anda em frente num corredor,uma espécie de patamar, saindo de uma zona mais escura para outra iluminada apenas por uma lâmpada que pende do tecto. Nesse patamar cruza-se com um segundo personagem. Este está de fato e gravata e vêm a descer as escadas com a mão na cara. Conforme vê o primeiro personagem grita "Hey!". Ao mesmo tempo o primeiro personagem saca de uma arma e dá um tiro. O som do tiro é o principal som neste plano ajudando na passagem para o plano seguinte.
O plano demora também aproximadamente 3  4 segundos.

3º Plano - Neste plano vê-se o segundo personagem a ficar sem os quatro dedos da mão, encolhendo-se depois.
O som é o do tiro prolongado do plano anterior.
Este plano leva 1 segundo.

4º Plano - Vê-se a cara do primeiro personagem cheia de sangue do outro.
Ainda há uma réstia de som do tiro
O plano leva 1 segundo.

Seguem-se depois os planos 5, 6, 7 e 8 que são planos de menos de um segundo cada.

5º plano - Imagem do cimo de umas escadas.

6º plano - Imagem de uma porta.

7º plano - Imagem da mesma porta mas focando apenas uma parte da mesma.

8º plano - Vê-se a personagem principal feminina (Jodie Foster) a virar-se, de repente, como que assustada, com uma suspensão de respiração. Esta personagem está vestida com uma camisola rendada branca e encontra-se numa sala com vê-las e percebe-se que tem atrás de si um outro homem.

9º Plano - É feito um plano de frente do personagem principal, sujo de sangue, de pistola apontada em frente (portanto ainda ao segundo personagem que aparece).
Plano de mais ou menos 1 ou 2 segundos.
Já sem som do tiro.

10º Plano - Vê-se as costas do primeiro personagem, com a pistola apontada ao segundo personagem. Este está de frente para a câmara levantando a mão danificada como que a "proteger-se" e gemendo com as dores. Neste plano o personagem principal leva um tiro no pescoço que vêm de trás dele. Enquanto ele se vira para ver que disparou vê-se o sangue a jorrar do buraco da bala no pescoço o que têm um grande impacto na cena. Neste plano o som é o tiro proveniente de fora do plano.
O plano demorar aproximadamente 5 segundos.

11º Plano - Vê-se um terceiro personagem, o que disparou o tiro, que parece vestido de índio, com a pistola em frente da cara e encostado aquilo que parece um cano. Neste plano, este terceiro personagem volta a disparar contra o personagem principal e o acontecimento volta a ter aproximadamente um segundo.
O som continua a ser o dos tiros.

12º Plano - O protagonista principal dispara contra o "índio" em menos de um segundo e de forma muito determinada

13º Plano - O "índio" é projectado para trás batendo com força na porta e partindo os vidros. Morto, escorrega pelo porta e parede abaixo. Este plano leva aproximadamente 5 a 6 segundos.

14º Plano - Começa com a câmara a focar o chão e os pés do personagem principal do qual cai a pistola a seus pés. A câmara sobe ao longo do corpo do personagem e foca-lhe o perfil, tendo o actor a mão a pressionar a ferida no pescoço. Este vira-se para o segundo personagem. Esta acção leva 4 a 5 segundos.

15º Plano - O protagonista principal vira costa ao segundo personagem e volta atrás no corredor aos tiros (ao todo dois) ao homem já morto, voltando a seguir para trás, sempre com a mão no pescoço. Aproxima-se assim outra vez do segundo personagem com a arma apontada a ele.
Este plano demora quase 10 segundos

16º Plano - O protagonista principal dá outro tiro no segundo personagem, no braço esquerdo e este geme com a dor. Um plano que leva 2 a 3 segundos.

17º Plano - O personagem principal passa pelo segundo personagem, volta-se de costas para a câmara batendo.lhe com a pistola e sobe as escadas. As escadas fazem umas esquina. Depois isto o segundo personagem (ainda no mesmo plano) persegue pelas escadas o personagem principal dizendo "Doido filho da puta!". Enquanto isto o personagem principal vira-se para ele subindo as escadas de costas e apontando.lhe a arma, sempre com a outra mão no pescoço (lado direito).
Este plano leva mais ou menos 8 ou 9 segundos.

18º Plano - O segundo personagem diz para o principal "Cabrão!" agarrando ao corrimão das escadas com a mão que ainda tem dedos (a direita) e encostando-se à parede.
Plano de 1 segundo

19º Plano -  O segundo personagem diz "Eu mato-te!" quatro vezes. Continuamos com a imagem do 17º plano: o personagem principal de frente com a pistola apontada ao outro e a mão no ferimento, andando para trás. Desta vez virando para a sua direita mas sem tirar os olhos do segundo personagem.
Plano de 5 segundos

20º Plano - Vê-se a actriz com um ar de assustada e ouve-se um quinto "Eu mato-te!" vindo do corredor (tendo em conta que ela está num quarto ao fundo do tal corredor).
Plano de 2 segundos

21º Plano - Vê-se o protagonista principal a subir o ultimo degrau mas apenas de vê da barriga para cima, com a mão no pescoço e a fazer uma "careta" com a boca. De fundo o segundo protagonista diz "Eu rebento contigo!"
Plano de 3 a 4 segundos.

22º Plano - Este plano inicia-se com uma imagem da tal porta focada em outros planos. Dela sai um personagem também engravatada (o qual vou designar por quarto personagem, pois é o quarto a aparecer). Ele sai, de pistola em punho. De fundo ouve-se um "Filho da puta! Eu mato-te!"
Este plano demora 5 a 6 segundos.

23º Plano - Com esta fala passamos para outro plano onde vemos o segundo personagem ainda a subir as escadas a berrar com o principal.
Plano de 2 ou 3 segundos.

24º Plano - Neste plano o quarto personagem aproxima-se do principal e dá-lhe um tiro no braço esquerdo, o qual está apontado ao segundo personagem com a pistola.
Plano de 5 segundos.

25º Plano - A pistola do personagem principal cai nas escadas ao pé do segundo personagem.
Plano de 2 ou 3 segundos.

26º Plano - O personagem principal cai no chão enquanto que o quarto personagem está sempre a apontar-lhe a arma. Durante estes dois últimos planos temos sempre como som os berros do segundo personagem. Este plano leva aproximadamente 5 segundos.

27º Plano - O protagonista saca de uma arma escondida na manga. Plano com menos de um segundo.

28º Plano - O actor principal dispara contra o quarto principal acertando-lhe na bochecha de onde jorra sangue. Plano de menos de um segundo.

29º Plano - Vê-se o actor principal a disparar. Plano de menos de um segundo.

30º Plano - O personagem principal continua a dispara mas só se vê o quarto actor a ser atingido em vários pontos do corpo. Plano de aproximadamente 2 a 3 segundos.

31º Plano - Actor principal continua a dispara mas sem olhar, olhando assim para o seu lado direito. Plano de 2 a 3 segundos

32º Plano - O quarto actor continua a ser atingido, cambaleando para trás e encolhendo-se, disparando a sua arma ao calhas e desequilibrando-se para dentro do quarto de onde tinha saído. Plano de aproximadamente dez segundos.

33º Plano - O quarto personagens cai dentro do quarto levando consigo a cortina de missangas que tinha à porta. Cai aos pés da personagem feminina e esta grita de aflição. Plano de 3 a 4 segundos.

34º Plano - Vê-se a personagem deitada no chão a e a jovem a olhar para ele, encostada a um sofá e à parede. Plano de menos de um segundo.

35º Plano - O actor principal olha para dentro do quarto e tira a mão da ferida no pescoço. Levanta-se e ao mesmo tempo ouve-se o segundo personagem a dizer "Sacana do Diabo! Eu mato-te!" / "Doido filho da puta! Eu mato-te"! Enquanto isto o personagem principal levanta-se a custo e dirige-se para o quarto, no fim destas palavras vemos os segundo personagem a vir por trás do actor principal e apoiar-se nos seus ombros gritando.
Este plano leva para ai uns 15 a 20 segundos (se não mais).

36º Plano - Vê-se a cena anterior mas por trás. O segundo personagem a agarrar o actor principal tentando mandá-lo ao chão repetindo "Eu mato-te!" seis vezes. O actor principal vira-se para o personagem secundário e agarra-o por um braço e entram assim os dois no quarto onde está a actriz.
Este plano leva 10 ou mais segundos.

37º Plano - É focada a rapariga, numa espécie de lingerie à moda antiga, movendo a cabeça para os lados de forma assustada e fazendo sons de aflição. Plano de 2 segundos.

38º Plano - O personagem principal entra de forma decidida no quarto da actriz com o segundo personagem, arrastando-o pelo braço e passando por cima do corpo morto do quarto personagem. Nisto caiem os dois ao pé do sofá.
Plano de 6 a 7 segundos.

39º Plano - A rapariga está sentada no sofá de mãos á cabeça gritando, assustada.
Plano com menos de um segundo.

40º Plano - Os dois personagens (principal e secundário) começam à tareia corpo a corpo, até que o personagem principal tira uma faca que estava escondida numa das pernas. Plano de 3 a 4 segundos.

41º Plano - Espeta-a na mão que ainda tinha dedos do personagem secundário e este grita, ou melhor, grunhe de dor. Plano de 3 a 4 segundos.

42º Plano - A rapariga assiste aquilo e assustada manda outra vez as mãos à cabeça. Mais uma vez, um plano com menos de um segundo.

43 º Plano - O personagem principal consegue-se levantar do chão e agarrar na pistola que o quarto personagem tinha na mão. O som de fundo continuam a ser os grunhidos do segundo personagem. Este plano demora 2 a 3 segundos.

44º Plano - Neste plano o actor principal aponta a arma ao segundo personagem, por baixo do queixo e a rapariga grita "Ahhhh!!!!! Não o mates!!!" enquanto que no sofá se vira para o outro lado. Plano de 6 a 8 segundos.

45º Plano - O protagonista principal dá um tiro no protagonista secundário e vê-se o sangue e o cérebro do outro espalhados na parede. A rapariga grita e sai do sofá para o seu lado direito gritando. Plano de 5 segundos.

46º Plano - A actriz sai do sofá a chorar e apoia-se, já fora do sofá, no braço deste a chorar e a levantar e baixar a cabeça. De som temos o sangue que escorre pela parede. Plano de 6 a 8 segundos.

47º Plano - Enquanto a rapariga chora (como som de fundo porque isso não aparece em cena) o actor principal agarra na pistola e põe-na por baixo do queixo e tenta matar-se, mas a arma está descarregada. Deita essa fora e agarra noutra e experimenta mas também esta descarregada. O protagonista anda lentamente para o sofá, onde se senta desajeitadamente, sem largar a arma. Temos aqui um grande plano do sofá vermelho, onde vemos o homem morto junto ao sofá, com o cérebro na parede, o protagonista principal sentado no sofá, com um ar de certa forma realizado, e a rapariga a chorar fora do sofá, mas no braço deste. Assim o protagonista encosta a cabeça para trás lentamente como que a relaxar. Todo o plano demora aproximadamente 49 segundos.

48º Plano - Começa a banda sonora de forma dramática e, pela porta do quarto, entra um policia de arma em punho e aponta-a ao personagem principal, atrás vê-se outro policia Este plano demora 6 ou 8 segundos.

49º Plano - Com a banda sonora ainda, vemos o policia de trás e o protagonista principal de frente, sentado, levanta lentamente a cabeça para encarar o policia. Plano de mais ou menos 10 segundos.

50º Plano - A câmara foca a mão ensanguentada do protagonista principal, que se levanta a formar uma pistola até junta do sua cabeça (como está na imagem) e simboliza uma pistola. Por três vezes imita o som da pistola a disparar e vê-se o sangue a escorrer do dedo que imita o canudo da pistola. Deixa assim cair a mão para o lado e cabeça pender para trás, olhando para o tecto com ar de contente. Nesta altura a banda sonora fica mais intensa. Este plano tem aproximadamente 40 segundos.

51º Plano - Este plano é o último e grande plano da cena. Vemos aqui a actriz a chorar no sofá, o protagonistas principal morto no sofá, o segundo protagonista morto, o quarto protagonista morto com a cortina por cima e todo o pormenor do sangue e os três policias a assistir à cena. Tudo isto visto de um ângulo de cima, a partir do tecto. A cena termina no corredor e o pleno tem aproximadamente 56 segundos. A bando sonora neste último plano tem muito mais impacto e "força".


Quanto à acção, esta cena está cheia dela e tem grande impacto devido ao realismo e ao pormenor. A emoção que tem é muito de suspense.

Sinopse:
O personagem principal entra pelo prédio a dentro matando todos os maus da fita e salvando a moça, morrendo a seguir devido os tiros que levou de resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário